Este profissional tem um grande leque de opções de nichos para atuar no mercado de trabalho. Mas, para isso, deve apresentar não só conhecimentos técnicos, como algumas soft skills. Ao notar a demanda por este profissional cientista de dados, a Fundação Telefônica Vivo se propõe a trazer reflexões sobre o ensino de dados, a empregabilidade do mercado e a importância deste perfil no futuro da cultura digital. De acordo com ele, o jovem que entrar na formação de ciência de dados tem praticamente vaga garantida até o final da graduação.
Já nas análises preliminares do estudo, é percebida a busca pelas empresas por jovens interessados em se tornar um cientista de dados. Além disso, foi possível identificar características desse profissional, como a multidisciplinaridade, com potencial de abraçar funções diferentes de acordo com a necessidade das organizações. Supondo que uma empresa “X” está percebendo a queda de vendas de um produto curso de desenvolvimento web “Y” e gostaria de entender quais fatores causaram o fenômeno em questão. Para isso, o Engenheiro de Dados irá realizar uma busca nos registros da empresa sobre o preço, quantidade de vendas em determinado período, avaliação dos clientes sobre o produto, entre outros aspectos. Os analistas de dados criam tabelas e gráficos para representar visualmente conjuntos de dados e mostrar suas descobertas.
Visualização de dados
A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares. Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual. Contudo, apesar de haver essa diferença teórico-prática, isso não significa que os conhecimentos não sejam compartilhados. Inclusive, dependendo do tamanho da empresa, um cientista de dados pode desempenhar a função de um engenheiro e vice-versa. As linguagens de programação ainda são muito importantes para esse perfil profissional e é necessário dominar algumas já conhecidas, como JAVA, C++, C# e Perl. Sendo assim, as ferramentas MongoFB, CouchDB, HBase, Cassandra e muitos outros devem fazer parte do rol de conhecimentos do profissional de Big Data.
Isso porque o cientista de dados precisa atuar com estratégia para conduzir a empresa no desenvolvimento de negócios, produtos e serviços. Como você deve ter percebido, a matemática e a estatística são áreas de conhecimento que se fazem muito presentes na ciência de dados. Seja na coleta e no tratamento de dados, seja na construção de algoritmos, é preciso ter habilidades https://www.revistapazes.com/empresas-miram-ciencia-de-dados-para-definir-plano-estrategico-no-mercado/ nessas disciplinas. Isso porque ele é simplesmente o responsável pelos dados que nortearão importantes decisões dos gestores de uma empresa. Sendo assim, independentemente de qual seja a formação inicial do cientista de dados, é necessário que ele sempre procure cursos e certificações para se atualizar e também para conseguir melhores oportunidades profissionais.
Fluency e Awari estão oficialmente juntas e prometem transformar o panorama educacional e profissional, unindo cursos…
Ou seja, você chegará na apresentação dos seus resultados com exemplos e palavras de fácil entendimento, pois o time provavelmente não precisa saber da complexidade da solução, mas sim da facilidade do resultado. Você não vai chegar no chefe do seu setor e dar uma aula de 2 horas sobre Machine Learning, aprendizado supervisionado e regressão linear, né? Por isso mesmo que pessoas desse nível precisam de instruções sucintas e diretas, com palavras-chave fáceis de serem entendidas. Processamento, pré-processamento, Machine Learning, otimização, Visualização e execução do ETL são só algumas das atividades que uma noção mais forte de programação irão te ajudar a executar todas tranquilamente. É normal se sentir perdido quando você inicia seus estudos sobre algo, seja um curso, um novo trabalho ou até mesmo um hobby.
- Com isso, técnicas como Inteligência Artificial para selecionar esses dados estarão na sua rotina.
- Ele é responsável pela análise estatística, machine learning e criação de modelos estatísticos.
- Assim, são utilizadas a Inteligência Artificial (IA) e os métodos científicos que permitam essa coleta e todo o preparo dos dados para sua posterior análise.
- Devido a grande quantidade de dados que serão processados, o modelo de programação tradicional (sequencial) não é mais suficiente.
Conecte-se a outros cientistas de dados da sua empresa ou encontre uma comunidade on-line. Eles fornecem informações privilegiadas sobre o que os cientistas de dados fazem – e onde você encontrará os melhores empregos. Se você é um estudanteEscolher uma universidade que ofereça uma graduação em ciência de dados – ou ao menos um curso livre em ciência de dados e analytics – é um primeiro passo importante. A IESB, a FIA, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, a PUC Minas, a FGV e a USP são exemplos de universidades com aulas de ciência de dados. Outros produtos e nomes de empresas aqui mencionados são de propriedade de seus respectivos proprietários.